Significados

Significado da Bandeira da Bahia

• Bandeira da Bahia

A flâmula usada como pavilhão do Estado foi criada pelo médico Deocleciano Ramos que, em 25 de maio de 1889, durante a reunião do Partido Republicano da Bahia, sugeriu que esse símbolo representasse a agremiação. Essa bandeira extrapolou a utilização partidária e foi adotada pela população baiana como o símbolo mais importante da Bahia.

Com forte inspiração na Bandeira dos Estados Unidos da América, a Bandeira da Bahia é composta por quatro listras horizontais alternadas entre vermelhas e brancas e tem, na parte superior interna, um quadrado azul com um triângulo branco no seu interior. O triângulo é uma referência ao símbolo dos conjurados mineiros, e a cor do símbolo é uma lembrança aos grupos maçônicos. As cores azul, branco e vermelho já haviam sido usadas pelos revoltosos baianos de 1798, em suas bandeiras. A disposição das cores é uma homenagem à bandeira norte-americana.

Apesar de não haver um decreto de criação da Bandeira da Bahia, Juracy Magalhães, então governador do Estado, no dia 11 de junho de 1960, através do decreto n⁰ 17.628, estabeleceu a obrigatoriedade e normatizou o uso da mesma em todas as paradas militares e escolares, além de tornar também obrigatória a presença da Bandeira da Bahia em todos os prédios públicos, ao lado do pavilhão nacional.

Significado da Bandeira da Bahia
A Bandeira

Fonte: Biblioteca Virtual 2 de Julho

Veja também:

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios