História do Brasil

A Guerra do Paraguai (1864-1870)

Curta Nossa Página

A Guerra do Paraguai (1864/1870) – Brasil Império

Depois da sua independência em 1811, o Paraguai já era uma república e vivia numa situação confortável com independência econômica, moeda forte, não havia analfabetismo infantil no país, os trabalhadores recebiam salários, e o Paraguai tinha várias indústrias.

O aprisionamento do navio brasileiro Marquês de Olinda, quando este navegava pelo Rio Paraguai em 1865 a fim de garantir uma saída para o mar. Brasil, Argentina e Uruguai se uniram, formando a Tríplice Aliança, e investiram contra o Paraguai e com isso a Inglaterra foi a grande beneficiada nesta guerra pois fazia empréstimos para esses países com juros altos.

Os países da tríplice aliança, achavam que a guerra duraria pouco tempo e que o Paraguai seria derrotado facilmente, mas não foi assim pois as batalhas duraram por 5 anos, e o Paraguai depois desse período, foi totalmente destruído.

A derrota do Paraguai na guerra, não significou uma grande vitória para os países da Tríplice Aliança, pois esses países ficaram com sua economia totalmente arrasadas e um número muito alto de mortos.

Mas com o fim da Guerra do Paraguai, a Inglaterra, foi o único país que se beneficiou, pois, além de receber o dinheiro dos empréstimos com juros altos, os ingleses conseguiram o que realmente queriam, ou seja, arrasar a economia paraguaia e abrir um novo mercado para as mercadorias inglesas.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar