Novidades
Início / História do Brasil

História do Brasil

A Aliança Liberal – Era Vargas

A Aliança Liberal – Era Vargas (Revolução de 1930) Por entender que o veto ao seu nome traduzia o descaso do governo federal para com os interesses de Minas Gerais, Antônio Carlos aproximou-se das lideranças gaúchas para, juntos, combaterem as candidaturas oficiais de Júlio Prestes à presidência e de Vital …

Leia mais »

A Assembleia Constituinte e a Constituição de 1934 – Era Vargas

A Assembleia Constituinte e a Constituição de 1934 – Era Vargas (Governo Provisório (1930-1936)) Realizadas as eleições para a Assembleia Constituinte, em 3 de maio de 1933, esta inaugura seus trabalhos no dia 15 de novembro. Sediada no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro, a Assembleia reuniu 254 membros: 214 deputados …

Leia mais »

A Consolidação da Independência

A Consolidação da Independência – Brasil Colônia A independência do Brasil necessitava do reconhecimento externo, em especial por parte daqueles países em destaque na época, pois o Brasil independente necessitaria manter relações diplomáticas e econômicas com o exterior. Os primeiros a reconhecerem a Independência do Brasil foram os Estados Unidos, …

Leia mais »

A Constituição de 1824

A Constituição de 1824 – Brasil Império Quando D.Pedro I tornou-se imperador do Brasil, as elites que apoiaram a Independência passaram a exigir uma nova constituição para o Brasil. A Constituição outorgada de 1824, que durou até o final do Império, foi elaborada por um Conselho de Estado, instituído pelo …

Leia mais »

A Crise de 1929 e o New Deal

A Crise de 1929 e o New Deal – Brasil República A Crise de 1929: Depois da Primeira Guerra Mundial, toda a Europa, com exceção da URSS (União Soviética), devia aos Estados Unidos. Os Estados Unidos haviam se transformado de uma nação relativamente modesta, no país mais forte e rico …

Leia mais »

A Exploração do Pau-Brasil

A Exploração do Pau-Brasil – Brasil Colônia A madeira de cor avermelhada, constituiu a principal riqueza do Brasil nas três primeiras décadas do século XVI e continuou a ser um produto importante durante todo o período colonial. Transformado em raspas ou pó pelas mãos dos encarcerados nas prisões flamengas, servia, …

Leia mais »

A Guerra de Canudos

A Guerra de Canudos – Brasil República Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil, paulista, teve de finalizar a tarefa de consolidação da república e de e de pacificação do país, em meio à oposição de florianistas e jacobinos. Durante o governo de Prudente de Morais (1894-1898), ocorreu no sertão …

Leia mais »

A Guerra do Paraguai (1864-1870)

A Guerra do Paraguai (1864-1870) – Brasil Império Depois da sua independência em 1811, o Paraguai já era uma república e vivia numa situação confortável com independência econômica, moeda forte, não havia analfabetismo infantil no país, os trabalhadores recebiam salários, e o Paraguai tinha várias indústrias. O aprisionamento do navio …

Leia mais »

A Guerra Santa do Contestado

A Guerra Santa do Contestado – Brasil República A Revolta do Contestado, foi um movimento de caráter messiânico surgiu na zona disputada pelo Paraná e Santa Catarina (Contestado) entre 1912 e 1916, envolvendo cerca de 50 mil camponeses. Nessa região imperavam o abandono e à miséria, mas era rica em …

Leia mais »

A Política do Café com Leite

Política do Café com Leite – Brasil República A Proclamação da República, promoveu um novo grupo ao comando da política nacional; a burguesia cafeeira; a partir do governo de Rodrigues Alves, a presidência passou a ser dividida entre políticos mineiros e paulistas. O processo político nacional era dominado pela união entre …

Leia mais »