História do Brasil

Introdução ao Brasil Contemporâneo

Curta Nossa Página

Introdução ao Estudo do Brasil Contemporâneo

Durante a República Velha (1889/1930), existia a política do “café com leite” que era o rodízio político no cargo de presidente da república entre mineiros e paulistas. Este acordo foi quebrado por Washington Luís, presidente paulista que não deixou o mineiro Antônio Carlos Andrada ser seu sucessor conforme a política do café com leite.

Por causa deste rompimento, os políticos mineiros uniram-se a gaúchos e paraibanos lançando a “Aliança Liberal”, cujo candidato era Getúlio Vargas. A eleição aconteceu em 1930 e o vitorioso foi Júlio Prestes com mais de um milhão de votos. Os “Aliancistas” aceitaram o resultado e iniciaram um processo de acomodação política com o futuro governo.

Foram borrados por Washington Luís que iniciou um processo de perseguição política aos aliancistas. Esta degola política empurrou os “Aliancistas”, a ideia de um golpe que derrubasse Washington Luís e impedisse a posse de Júlio Prestes. Com o assassinato de João Pessoa – o candidato à Vice-Presidência na chapa “Aliancista”, a ideia de golpe transformou-se em realidade. Em 03 de outubro de 1930 inicia-se o golpe para a derrubada de Washington Luís, a REVOLUÇÃO DE 1930.

Enquanto os gaúchos liderados por Getúlio Vargas marchavam para o Rio de Janeiro, uma Junta militar derrubava Washington Luís e tomava o poder. Com a chegada de Vargas em Rio de Janeiro, ele é empossado como “Presidente Provisório do Brasil” em 03 de novembro de 1930.

A Revolução de 1930 gerou uma enorme mudança no Brasil. O mercado interno tornou-se economicamente mais importante que o mercado externo, ocorreu a industrialização do Brasil sob patrocínio estatal, a classe média se fortaleceu, o operariado urbano cresceu numericamente, a urbanização foi acelerada, as oligarquias locais perderam seu prestígio político, o capital estrangeiro aumentou sua influência na economia e na política, o Estado torna-se intervencionista.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar