História do Brasil

O Partido Republicano Paulista (PRP)

Curta Nossa Página

O Partido Republicano Paulista (PRP) – Brasil República

O Partido Republicano Paulista foi fundado em 1872. Proclamada a República, tornou-se elemento fundamental nas articulações políticas nacionais que se seguiram. Ele representava o centro econômico mais importante do Brasil – a região cafeeira paulista – que projetava seus interesses como de toda a nação. Com base em um grande eleitorado, e aliado a Minas Gerais, forneceu seis dos onze presidentes eleitos na República Velha.

O PRP conseguiu manter São Paulo praticamente sem oposição. Também se conservou sem divisões internas importantes. No governo estadual, controlava os mecanismos de distribuição das rendas, dos cargos públicos e das obras públicas. Além disso, o estado detinha uma poderosa e bem aparelhada força policial, que desestimulava até intervenção federal. A oposição ao PRP foi fraca até a revolução de 1930.

Já na constituinte de 1891, o PRP começou a demonstrar o seu poder, conseguindo a eleição de Prudente de Moraes para a presidência da Assembleia. Aliou-se a Floriano Peixoto e, com ele no governo, forneceu recursos humanos e bélicos para debelar a revolução federalista e a revolta armada.

Em 1893, com vistas às eleições do ano seguinte, estendeu a sua influência nacional. Mobilizou as bancadas estaduais no Congresso, com a fundação do Partido Republicano Federal e cerrou fileiras em torno da candidatura de Prudente de Moraes.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar