História do Brasil

Por que Portugal só colonizou o Brasil em 1530?

Curta Nossa Página

Por que Portugal só colonizou o Brasil em 1530? – Brasil Colônia

Bem nós já sabemos que Portugal em 1500, não se interessou pelas terras brasileiras por motivos econômicos, iniciando a colonização do Brasil apenas em 1530. Agora temos que saber o que fez os portugueses mudarem de ideia trinta anos depois.

Para responder a esta questão não é difícil. Primeiro, à medida que os países europeus concluíram sua centralização política, lançavam-se ao mar aumentando a concorrência no comércio com o oriente; em segundo, podemos citar a ameaça de invasão de outros países, sobretudo dos franceses, que era constante e, por último, a possibilidade de se encontrar metais preciosos no Brasil.
Estes fatores fizeram D. João III, rei de Portugal, olhar com outros olhos para as terras brasileiras e para garantir a posse dela, ele determinou a ocupação e exploração econômica do Brasil que estabeleceu o Pacto Colonial que submetia o Brasil economicamente aos interesses comerciais português. Dessa forma o Brasil ficava sujeito ao monopólio luso, não podendo ter nenhuma relação comercial com outro país. A principal função da colônia era de enriquecer a metrópole, por isso, o Brasil tinha de comprar de Portugal seus produtos industrializados e manufaturas que necessitasse, sendo proibida a produção na colônia. Dessa maneira, todo produto derivado da terra e do extrativismo vegetal ou mineral só poderia ser vendido para Portugal.

Já que o comércio era exclusivo com o Brasil, não havendo concorrentes, a Coroa Portuguesa determinava o preço das mercadorias, encarecendo as que eram vendidas à colônia e barateando as que eram compradas.Em dezembro de 1530, Martin Afonso de Souza foi o primeiro a sair de Portugal, chegando ao Brasil em 1531, com aproximadamente 400 homens. Ele fez o reconhecimento do interior e litoral, aprisionando navios franceses no sul. No ano seguinte, fundou a Vila de São Vicente e construiu o Engenho de São Jorge.

É bom ressaltar que este período é marcado pela Abertura dos Portos em 1808, e pela elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, em 1815, fatos que determinaram o fim de nossa condição de colônia. Contudo, o domínio político português se estabeleceu até 1822, ano em que se deu o rompimento definitivo com a metrópole portuguesa.

Etiquetas

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar