• Bandeira de Alagoas
A bandeira de Alagoas foi criada por meio da Lei Estadual nº 2.628, de 23 de setembro de 1963.
O brasão simboliza as primeiras cidades alagoanas, Porto Calvo e Penedo, bem como suas riquezas agrícolas: a cana-de-açúcar e o algodão.
As cores das faixas (vermelho, branco e azul), escolhidas por estarem presentes no brasão estadual, remetem à tricolor, simbolizando os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
A estrela de prata de cinco pontas – o timbre – posta no alto do escudo faz referência a uma das estrelas que estão no brasão e na bandeira do Brasil, significando que Alagoas é uma das unidades da Federação Brasileira.
As cores:
O vermelho simboliza a coragem, o sangue ilustre, a magnanimidade; o azul a justiça, a lealdade, a beleza e a fidelidade; e o branco a esperança, a pureza. Além disso, o azul e o vermelho, combinados por vezes com o branco, são cores tradicionais dos autos e folguedos populares característicos do Estado: Reisados, Guerreiros, Cavalhadas, Quilombos, Pastoris.
O azul dá a cor precisa do nosso céu, do nosso mar, das águas das lagoas, cor inconfundível em nossa região e que simboliza o sentimento de beleza, de serenidade que a paisagem nos evoca.

Fonte: Lei Estadual n. 2628